Novidades

Indústria global mais do que dobrou número de robôs em 20 anos

15.08.2019
Mercado

Alemanha, Itália e Estados Unidos lideram a automação no setor industrial. Tendência atinge em especial o setor automobilístico

 

Um estudo do Federal Reserve de Saint Louis, nos Estados Unidos, apontou que a indústria manufatureira global tem hoje mais do que o dobro de robôs do que tinha há duas décadas. O relatório usou como base dados da Federação Internacional de Robótica (IFR, em inglês).

 

Os países que lideram a automação são Alemanha, Itália e Estados Unidos, respectivamente, que mais do que dobraram a utilização de robôs na indústria, entre 1995 e 2017. Enquanto em 1995 a Alemanha contava com cerca de 1,3 robôs para cada mil trabalhadores, em 2017 esse número saltou para mais de quatro máquinas para cada mil trabalhadores.

 

A Itália, por sua vez, tinha aproximadamente um robô para cada mil trabalhadores em 1995. Em 2017, o número saltou para aproximadamente 2,5 máquinas para cada mil trabalhadores. Já os Estados Unidos, que ocupam a terceira posição, tinham 0,49 robôs para cada mil trabalhadores em 1995. Em 2017, o número já era de 1,79 robôs para cada mil trabalhadores.

 

Apesar do avanço da automação ter ocorrido em vários setores, a indústria automobilística lidera a tendência de substituir funcionários por robôs. Estima-se que na França, que lidera a diferença no setor automobilístico, existem 148 robôs para cada mil empregados.

 

Já outros países, como Estados Unidos e Alemanha, apesar de contarem com menos robôs na indústria automobilística, em comparação com a França, ainda assim têm um alto grau de automação no setor. Estima-se que, nos EUA, existam 136 robôs para cada mil empregados, enquanto, na Alemanha, o número é de 120 máquinas para cada mil trabalhadores.

 

“Observamos que em todos os países mostrados a proporção de robôs para trabalhadores na indústria automobilística é muito maior do que a proporção de robôs para trabalhadores em todas as outras indústrias de fabricação combinadas. Por exemplo, a indústria automobilística dos EUA empregava 136 robôs por mil trabalhadores, enquanto todas as outras indústrias manufatureiras nos Estados Unidos empregavam apenas 8,6 robôs por mil trabalhadores”, aponta o estudo

 

Fonte:

Opinião & Notícia
Voltar