Novidades

Dalgian automatiza parque fabril e aumenta capacidade produtiva em 300%, conferindo mais qualidade aos produtos e segurança aos processos

06.04.2018
Depoimentos


Sede Dalgian em Caxias do Sul/RS (Foto: Acervo Dalgian)

Presente no mercado há 23 anos, a Indústria Metalúrgica Dalgian é o exemplo de empresa que se reinventa constantemente, buscando na inovação, a melhoria dos processos e aumento de produtividade.

A empresa, que inicialmente produzia apenas componentes estampados e repuxados em metal, passou a produzir em 2005, os terminais elétricos, que se tornaram o produto carro-chefe da empresa. Com o novo cenário, foram necessárias especializações nas áreas de rosqueamento e montagem, e foi nesse momento que a empresa buscou as soluções em automação industrial. Em 2014, a Dalgian construiu sua própria sede, e hoje, conta com sua produção inteiramente automatizada.

Segundo Guilherme Gianni, diretor da empresa, a automação dos processos foi um divisor de águas na história da Dalgian. Antes da automatização, os processos de montagem de terminais eram realizados manualmente, o que gerava um gargalo na produção, e consequentemente, uma baixa eficiência. Com o aumento da demanda, a empresa foi em busca de alternativas que conferissem otimização dos processos.

A busca por fornecedores e a parceria com o Grupo AUMAQ RS

A partir desse diagnóstico, a Dalgian iniciou a busca por fornecedores com know-how para criar um dispositivo que realizasse a montagem dos terminais de forma semiautomática, devido à complexidade de alimentação. Juscelino Gianni, diretor e sócio fundador da empresa, lembra que foram tempos difíceis, já que durante essa busca, se deparou com projetos que não chegaram ao final, projetos que não conferiam confiança, além da alta variação e da baixa produtividade.


Colaboradoras Dalgian operando equipamentos AUTEC RS (fabricante de equipamentos do Grupo AUMAQ RS) (Foto: Ana Paula S. López / Grupo AUMAQ RS)

Foi nesse período que houve uma grande parceria entre as empresas Dalgian e o Grupo AUMAQ RS, que já era fornecedor de alimentadores vibratórios. O diretor do grupo, Cleber Cemin sugeriu que poderia desenvolver uma solução que atendesse plenamente as necessidades de automação dos terminais elétricos. Pouco tempo depois, o equipamento estava funcionando e tínhamos em nosso parque fabril, a primeira máquina de montagem de terminais funcionando na Dalgian, destaca Gianni.

O parque fabril atual


Parque fabril Dalgian (Foto: Ana Paula S. López / Grupo AUMAQ RS)

Atualmente, a Dalgian possui todos os seus processos automatizados, desde a área da estamparia que opera com ferramentas progressivas e possuem sistemas eletrônicos em sua composição, até a área de montagem, que atualmente conta com 20 máquinas do Grupo AUMAQ RS.

Aumento de 300% na produção, com mais confiança e redução de custos


Colaboradora Dalgian operando equipamento especial AUTEC RS (Foto: Ana Paula S. López / Grupo AUMAQ RS)

Para a Dalgian, os principais benefícios gerados a partir da automatização dos processos foram o aumento de produção, a maior confiabilidade no processo e a redução de custos. Guilherme salienta que antes da automação, um colaborador precisava de três dias para montar um lote de terminais, e hoje, uma máquina chega a montar três lotes em um único dia, representando um aumento de produção de cerca de 300%.

O futuro


Colaboradora Dalgian operando equipamento especial AUTEC RS (Foto: Ana Paula S. López / Grupo AUMAQ RS)

A empresa encontra-se em um momento de expansão, sendo que para o segundo semestre está prevista a adesão à nova planta, que somada a área atual, passará a ocupar mais de 2.200m². Com esse aumento, também virão mais colaboradores, onde está previsto um crescimento de 20%.

Alguns investimentos já realizados devem desembarcar diretamente no novo local, e serão destinados especificamente para o setor de estamparia, além de mais três projetos especiais desenvolvidos e produzidos pelo Grupo AUMAQ RS. Há também um foco especial num dos principais clientes da Dalgian, o que deverá conferir ainda mais crescimento à empresa. A Dalgian segue crescendo, ciente de que a inovação, a qualidade, a ética e a valorização do capital humano são valores essenciais para a construção dessa trajetória.

 

 

Produção: Departamento de Marketing Grupo AUMAQ RS
Fotos: Ana Paula Spier López
Texto: Patrícia Zucco

Voltar