Novidades

Automação de processos industriais: Conheça 03 vantagens que trazem grandes benefícios às empresas

09.07.2020
Mercado
 
 
A automação industrial tem se tornado cada vez mais essencial e se baseia na implantação de sistemas ciber-físicos, responsáveis por controlar os processos produtivos materiais e pelo gerenciamento das tomadas de decisão, de forma descentralizada, ágil e com o mínimo de erros.
 
Por meio da chamada Internet das Coisas (IoT), as máquinas ganharam capacidade de “diálogo” entre elas, sendo capazes de enviar informações em tempo real para gestores e supervisores, tornando, os serviços otimizados, inteligentes e com altos ganhos competitivos (como lucratividade, diminuição de perda material, etc).
 
Abaixo, confira algumas das muitas vantagens da automação industrial para as fábricas: 
 
 
1 - Ajuda a superar momentos de crise:
As indústrias visam se tornar cada vez mais flexíveis e adaptáveis às tendências do mundo dos negócios, ao mesmo tempo em que buscam superar desafios. Até porque, há inúmeros fatores que podem prejudicar a lucratividade, como:
 
-Instabilidade do mercado;
-Aumento da demanda global;
-Criação de produtos de alta complexidade;
-Diminuição da vida útil de alguns itens.
 
Com isso, a automação industrial tem como objetivo superar os desafios em momentos de crise, com ações de digitalização, otimização do processo e sistemas produtivos inteligentes, que permitem que as fábricas usem essas informações digitais para propor novas soluções.
 
 
2 - Menores custos de produção
 
A automação industrial interfere positivamente nos custos de produção, reduzindo o desperdício de matéria-prima, gerenciando o tempo de fabricação de produtos e, além disso, diminuindo a necessidade de mão de obra.Vale dizer que a probabilidade de uma tarefa não ser feita de modo correto é muito menor, especialmente em comparação a um colaborador humano. Por isso, há menor necessidade de retrabalho, algo que também contribui para minimizar gastos.
 
 
3 - Maior flexibilidade de produção
 
A automação industrial permite a criação de uma linha de montagem rápida e programável. Como consequência, é possível investir em uma produção just in time, quer dizer, somente quando houver encomendas.
Assim, tem-se uma produção mais enxuta, evitando o acúmulo de materiais excedentes da produção, algo que é significativo para a lucratividade das fábricas.
Nesse sentido, a automação industrial impulsiona as fábricas ao melhor desenvolvimento, contribuindo não só com o aumento de produção, mas todos os processos de gerenciamento, para um trabalho muito mais eficiente, com foco em melhores resultados.
 
 
Fonte: Rafael | Porto Gente 
 
 
 
Voltar